Phillype
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
ATIVIDADE PRÁTICA:
SIMULAÇÃO DE CONTADORES ASSÍNCRONO/SÍNCRONO
ALUNO: MATRÍCULA:
Phillype Marques Nunes Ferreira 140950137
PROFESSORA: Gabriela Lígia Reis
DISCIPLINA: Circuitos Lógicos
São João del-Rei
Junho de 2015
Sumário
1. Introdução. 3
1.1. Contadores Assíncronos. 3
1.2. Contadores Síncronos. 3
2. Objetivo 4
3. Materiais Necessários para a Implementação dos Circuitos Na Prática. 4
4. Procedimentos 5
5.1. Simulação Contador Assíncrono. 5
5.2. Simulação Contador Síncrono. 6
5. Conclusão 9
6. Referências Bibliográficas
1. Introdução.
Um contador é um circuito digital que evolui sob o comando de um clock, de forma que seus estados reproduzam uma sequência pré-determinada. Contadores digitais são utilizados principalmente para contagens, geração de palavras, divisão de frequências, medição de frequência e tempo. São basicamente divididos em duas categorias: contadores assíncronos e síncronos.
1.1. Contadores Assíncronos.
O contador assíncrono varia o estado de acordo com o sinal de entrada. É utilizado para criar sequências, geradores de frequência e conversão de analógico para digital. O clock é colocado no primeiro flip-flop e depois a saída do primeiro é ligada na entrada clock do segundo. A saída de bits é sequencial e o primeiro flip-flop é o que recebe os pulsos de clock, sendo o bit do último flip-flop o mais significativo da contagem. Quanto ao modo de contagem, podem ser classificados como crescentes e decrescentes.
Figura 01 – Exemplo de contador assíncrono.
1.2. Contadores Síncronos.
Um contador síncrono evolui sob o comando de um clock, de forma que seus estados reproduzam uma sequência pré-determinada. Contadores digitais são utilizados principalmente para contagens, geração de palavras, divisão de frequências, medição de frequência e tempo. São basicamente divididos em duas categorias: contadores