PH
Nome: Matheus Mello Ferreira
Turma: 1221
Nº: 21
Transistor (transference resistor) é um componente constituído de uma pastilha monocristalina de material semicondutor (Germânio ou Silício) com regiões dopadas com impurezas do tipo N e do Tipo P. Os transistores dependendo do fim a que se destina, pode funcionar como: a) Amplificador de corrente; b) Amplificador de sinal; c) Chave eletrônica..
Tradicionalmente os transistores se dividem em dois(2) grupos: a saber: 1.Bipolares; 2.Unipolares ou de efeito de campo.
1o -Bipolares – são aqueles formados por três (3) regiões semicondutoras de polaridades
alternadas existindo entre elas duas junções.As regiões recebem os nomes de emissor (E), Base (B), e coletor (C). Baseiam o seu funcionamento com alimentação de corrente na base.
Podemos obter a estrutura indicada de duas formas diferentes, o que leva a dividir os transistores bipolares, quanto a sua estrutura em dois tipos: Tipo NPN e o tipo PNP. Veja as figuras na seqüência:
2 Esquema interno dos tipos NPN e PNP.
Base , Coletor e Emissor. Vamos agora entender o que é Base , coletor e emissor.
Base- é a parte que controla a passagem da corrente;quando a base está energizada, há passagem de corrente do emissor para o coletor, quando não há sinal não existe essa condução. A base esquematicamente é o centro do transistor.
Coletor é uma das extremidades do transistor;é nele que “entra” a corrente a ser controlada. A relação existente entre o coletor e a base é um parâmetro ou propriedade do transistor conhecido como β (beta) e é diferente em cada modelo de transistor.
Emissor- é a outra extremidade; por onde sai a corrente que foi controlada.
1.2 Considerações gerais e Polarização de transistores.
1.2.1Considerações gerais. Para efeito de um estudo inicial vamos tomar como exemplo uma estrutura NPN, ou seja, um transistor NPN.. Cada uma das junções do transistor se comporta como um diodo, mas quando aplicamos tensões no