pH e Tampão
Por meio do produto iônico da água, formou-se a escala de pH -potencial hidrogeniônico- que tem por objetivo relatar a concentração de H+. Relacionando o logaritmo negativo da concentração de íons hidrogênio, obtêm- se por meios de cálculos, o pH da solução. A escala de pH apresenta valores de zero a 14. O valor 7 para determinar uma solução neutra, foi escolhido baseando-se no valor absoluto do produto iônico da água a 25°C. Quando o pH for maior que 7 a solução será alcalina ou básica, tendo assim a concentração de OH- maior que de H+. Para soluções com pH menores que 7 são classificadas como ácidas, umas vez que terá a concentração de OH- menor que de H+.
Uma solução-tampão é uma mistura que apresenta a propriedade de evitar variações bruscas de pH de uma solução, quando recebe-se a adição de pequenas quantidades de ácido ou base. Esse tipo de solução é formada por duas substâncias, um ácido fraco ou base fraca, com seus respectivos sais.
Praticamente todos os processos metabólicos de um organismo, seja no meio intracelular ou meio extracelular, dependerá de um pH ideal, sendo este mantido por meio de tampões biológicos que buscam otimizar o estado iônico das biomoléculas.
Nesta aula prática, tivemos como objetivo conceituar pH, determinar através do método colorimétrico o pH das soluções preparadas e comparar a variação de pH de uma solução tamponada com uma solução não tamponada.
2. Metodologia
2.1 Materiais Utilizados
11 Tubos de Ensaio
Pipetas Volumétricas de 10ml
Micropipeta
Pipetas
Pipetas Pasteur descartáveis
Indicador Universal
Água Destilada
Tampões de pH 4; 5; 6; 7; 9; 8 e 10
Solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,1 M (mol/L)
Solução de Ácido Clorídrico (HCl) 0,1 M (mol/L)
2.2 Procedimentos
Primeiro com o auxílio de uma micropipeta é adicionado 1 ml de cada tampão em seu respectivo tubo, após essa adição, acrescenta-se com a pipeta volumétrica, 9 ml de água destilada em cada, faz-se o mesmo