ph e acidez do leite
A determinação do leite é uma das medidas mais usadas no controle da matéria - prima pela indústria leiteira.Entretanto, o leite fresco normal não contém ácidos, mesmo assim ele apresenta uma acidez detectável pela técnica de titulação. Isso indica que a substância química usada no teste da determinação na titulação combina com algumas substâncias presentes no leite fresco e lhe confere essa acidez aparente.
Materiais utilizados no experimento:
Béquer de 100 ml
Béquer de 250 ml
Bureta
Pipeta volumétrica 50 ml
Solução de NaOH 0,1 N
PHmetro calibrado com soluções tampão.
Papel Macio
Métodos:
Tranferir 50 ml de leite para o béquer de 100ml.
Ligar o PHmetro e calibrar com as soluções tampão.
Lavar o eletrodo com água destilada e secar com papel macio.
Mergulhar o eletrodo diretamente no sobrenadante do béquer.
Transferir os 50 ml de leite para o béquer de 250 ml, adicionar 100ml de água destilada e adicionar um magneto,
Acoplar uma bureta contendo solução de NaOH 0,1 N sobre o béquer.
Iniciar a titulação gotejando a solução de NaOH 0,1 N sobre a amostra sob agitação.
Interromper a titulação quando o pH atingir 8,1.
Resultados e discussão:
No teste de acidez titulável, uma substância básica foi utilizada, normalmente chamada de hidróxido de sódio que neutralizou a acidez do leite, uma vez que uma substância indicadora, fenolftaleína é usada para mostrar a quantidade de base que foi necessária para neutralizar o ácido do leite.No entanto, quando o indicador permanece incolor e em seguida misturado com uma substância ácida, adquire uma coloração rosa em meio alcalino.
Conclusão: Portanto, para se obter o efeito desejado com o hidróxido de sódio como regulador de acidez em alimentos, quando autorizados , não são necessárias quantidades elevadas. Segundo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (anvisa), o hidróxido de sódio não é permitido para uso em leite por induzir a fraude e mascarar as