Pgrss
O presente programa estabelece quais os tipos de resíduos gerados no estabelecimento e identifica qual o estabelecimento gerador, o responsável técnico e órgão coletor, bem como o manuseio de tais resíduos e seu devido acondicionamento.
3. IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS
Grupo A: Resíduos biológicos - Resíduos que apresentam risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente devido à presença de agentes biológicos.
Grupo B: Resíduos químicos - Resíduos que apresentam risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente devido às suas características químicas.
Grupo C: Rejeitos radioativos - Rejeito radioativo é qualquer material resultante de atividades humanas relacionadas a materiais radioativos em quantidades superiores aos limites estabelecidos por normas de acordo com parâmetros internacionais, e para o qual a reutilização é imprópria ou não prevista.
Grupo D: Resíduos comuns - Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.
Grupo E: Resíduos perfurocortantes.
Grupo A: Não é gerado;
Grupo B: 1 kg;
Grupo C: Não é gerado;
Grupo D: 1 kg;
Grupo E: 1 kg.
4. MANUSEIO E ACONDICIONAMENTO
Grupo A: Não é gerado.
Grupo B: Acondicionado em saco branco leitoso, com a identificação de substâncias infectantes, fabricado de acordo com as normas vigentes da ABNT, e acondicionado em recipiente rígido com abertura por acionamento de pedal.
Grupo C: Não é gerado.
Grupo D: Acondicionado em saco plástico preto e recipiente rígido com abertura por acionamento de pedal.
Grupo E: Acondicionado em coletor apropriado (descartex®), fabricado de acordo com as normas vigentes da ABNT.
5. ARMAZENAMENTO
Grupo A: Não é gerado.
Grupo B: Após o preenchimento de ¾ do saco branco leitoso, o mesmo será fechado na borda, acondicionado em uma caixa de papelão que será lacrada e devidamente identificada como substâncias infectantes e armazenado