Pex inss
RESUMO
A Previdência Social propôs, em 2009, a ampliação da rede de atendimento ao cidadão a fim de proporcionar a melhoria do acesso aos serviços previdenciários. O projeto de expansão da rede de atendimento (PEX) previa o aumento da cobertura e capacidade de atendimento, com um acréscimo de mais 720 (setecentos e vinte) novas Agências da Previdência Social (APS) no território Nacional com prazo estimado de 03 (três) anos para conclusão da implantação. No entanto, a realidade é bem outra, pois a máquina pública é engessada e várias são as dificuldades enfrentadas: após auditoria do TCU nas primeiras obras em andamento houve recomendações e necessidade de modificação dos projetos o que gerou novos prazos. As modificações, problemas orçamentários e jurídicos nas licitações acabaram dificultando ainda mais as contratações descumprindo os prazos e cronogramas inicialmente previstos, pois até inicio de 2013 somente 238 agências foram inauguradas.
Palavras-chave: rede de atendimento, PEX, novas agências.
1 Introdução
A Previdência Social brasileira completou 89 anos no dia 24 de janeiro de 2013 e, atualmente, figura como uma das maiores distribuidoras de renda da América Latina. Todos os meses são pagos mais de 28 milhões de benefícios, rigorosamente em dia, e em qualquer ponto do país. Com a Previdência Social o trabalhador e sua família ficam protegidos.
Há algum tempo que empresas governamentais e não governamentais buscam realizar a sua missão com a melhoria na entrega de produtos ou serviços com qualidade e há uma tendência em se obter este resultado por meio da melhoria da efetividade de seus processos de trabalho. O INSS, dentro deste preceito, vem desenvolvendo nos últimos tempos diversos programas, projetos e ações que têm foco na melhoria do atendimento ao