Petter Collins cap2
1266 palavras
6 páginas
FICHAMENTO DO CAPITULO DOIS: La influência de La historiografia. COLLINS, Peter. Los Ideales de la Arquitectura Moderna: su evolucion (1750-1950). Barcelona: Gustavo Gili, p.37-53, 1970.
Peter Collins, arquiteto e historiador nascido em 13 de agosto de 1920 em Leeds, Inglaterra. Um dos mais importantes educadores do Canadá no século XX. Ensinou na Escola da Universidade McGill de Arquitetura de 1956 até sua morte (07 de junho de 1981).
Neste capitulo é possível observar a visão do autor em relação aos estudos da arquitetura, ele diz que qualquer estudo do século xviii é resultante de um desconcerto, por conta de inúmeros acontecimentos que foram importantes para influenciar a arquitetura dessa época de 1750. Movimentos que marcaram a evolução do pensamento arquitetônico e da engenharia com, por exemplo, no ano de 1747, Parronnet funda La École des Pents et Chaussés, fundamentando-se nas bases da moderna engenharia civil, e em 1750, Walpole inicia a construção do Strawberry Hill, o primeiro edifício importante do historicismo gótico entre outros exemplos que surgem e mostram a arquitetura com um pensamento racional.O autor afirma que foram esses acontecimentos juntamente com os avanços tecnológicos da época que produziram a teoria da arquitetura moderna e abriram caminho para a nova forma de construção que estava por surgir enquanto a revolução industrial transformava o modo de vida da sociedade e ampliava os antigos sistemas estruturais.
Foram inúmeras mudanças proporcionadas com essa evolução do pensamento arquitetônico, muitas positivas, entretanto, as que mais foram evidenciadas foram negativas que foram responsáveis pela caracterização da arquitetura nos anos seguintes a exemplo desta a incerteza de escolher dentro de uma variedade de elementos arquitetônicos, que eram ditos como corretos, ou mesmo ao abandono dos elementos padronizados da composição arquitetônica, apesar de em séculos anteriores essa discussão do que é tido como “certo” na arquitetura