Petróleo
Centro de Energias Alternativas e Renováveis
Departamento de Engenharia de Energia Renovável
Disciplina: História da Energia
Tema: Petróleo
Diego Heleno de Assis P. Melo, diegohelenoassis@gmail.com
Centro de Energias Alternativas e Renováveis, Departamento de Engenharia de Energia Renovável – DEER, Universidade Federal da Paraíba, UFPB.
Resumo
O petróleo é uma substância oleosa formada por milhares de hidrocarbonetos. Possui uma estrutura físico-química complexa que, com o uso da tecnologia adequada, lhe confere um grande emprego nos setores base da sociedade. Apresenta ainda consideráveis quantidades de reservas no mundo e um valor econômico atrativo para extraí-las. O “ouro negro” como é chamado move o mundo desde os tempos remotos e agora seu destino é incerto, pois se acredita que o seu uso não poderá suprir a demanda mundial que só cresce ao longo dos anos.
Palavras chaves: Petróleo, reservas, hidrocarbonetos e craqueamento.
João Pessoa, 24 de setembro de 2012.
1 Introdução
O petróleo tem participação importante no cenário da história e economia do mundo. Oriundo de rochas é valorizado por sua imensa aplicação na indústria, pois apresenta muitas variações complexas de estruturação, refino e consumo. É a matriz energética mais importante para o mundo, o mundo “move-se” com o petróleo.
O artigo aborda informações importantes sobre suas características, que contribuirão para o conhecimento introdutório do tema.
2 Definição e características físico – químicas
O petróleo é uma substância oleosa, dessa característica surge seu nome que vem do latim, petra e oleum, que significa pedra de óleo. Sua formação se dá em maior proporção na mistura de milhares de hidrocarbonetos, que são compostos orgânicos provenientes de restos de animais, plantas e rochas sedimentares e em menor proporção no nitrogênio, oxigênio, enxofre, metais e sais.
Há diversos tipos de