Petróleo
Pocesso de obtenção e purificação do petróleo e seus derivados
Processo de refinamento do petróleo • Quando o petróleo é extraído, ele vem cheio de impurezas, que são então separadas por meio de processos físicos.
Por exemplo, a decantação é utilizada para separar o petróleo da água salgada.
Utiliza-se também da filtração para remover impurezas maiores, tais como areia, argila e pedaços de rochas.
• O petróleo é enviado para as refinarias onde ele passa por processos físicos e químicos que separam os seus constituintes em frações
• O petróleo é composto por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, por isso, ele é enviado para as refinarias a fim de que seus componentes sejam separados e tenham um melhor aproveitamento. No entanto, não se conhece até o momento nenhum método que consiga separar cada um desses hidrocarbonetos.
• Por isso, essa separação ocorre em frações de substâncias, ou seja, separa-se a mistura complexa do petróleo em misturas bem mais simples.O primeiro método utilizado para isso é a destilação fracionada, que se baseia na diferença das faixas das temperaturas de ebulição das frações do petróleo.
• Para tal, utiliza-se uma torre de destilação com uma fornalha na parte inferior, onde o combustível é aquecido.Quando o petróleo é aquecido na fornalha, seus componentes vão passando para o estado gasoso, sendo que os mais pesados (de maior massa molar) não sobem, mas ficam líquidos na parte inferior e são separados.
• As demais frações no estado gasoso sobem pela torre, e quando uma dessas frações atinge uma bandeja com uma temperatura menor que seu ponto de ebulição, ela liquefaz-se e é coletada nesta altura da torre.As demais frações que ainda permanecem no estado gasoso passam para a próxima bandeja e esse processo vai se repetindo. Desse modo, cada uma das frações liquefaz-se em um dos pratos e são coletadas
• Algumas frações obtidas nesse processo são mostradas abaixo e incluem a gasolina, o