Petróleo
O petróleo é um líquido natural, inflamável, oleoso, de cheiro característico e com densidade menor que a da água. É uma mistura complexa de hidrocarbonetos, ou seja, de substâncias orgânicas formadas apenas por hidrogênio e carbono. Na sua maioria são hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. O petróleo pode conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Sua cor pode variar do incolor ao marrom ou preto, passando pelo verde e marrom-claro. É a principal fonte de energia da atualidade, daí sua enorme importância. Existem petróleos leves, médios e pesados, além de óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. A palavra petróleo vem do latim petroleum, de petrus (pedra) e oleum (óleo).
PETRÓLEO, FONTE DE COMBUSTÍVEIS E MATÉRIAS PRIMAS
O petróleo é considerado como uma transformação da matéria prima orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares sobre a pressão de sedimentos durante milhões de anos. Esse procedimento se dá através da mistura de sedimentos e resíduos orgânicos que ficam na “rocha-mãe”, onde o petróleo é expulso para as areias e rochas permeáveis e porosas, tal como os calcários e arenitos.
A maneira como é extraído o petróleo irá variar de acordo com a quantidade de gás encontrada no local. Para que ele seja utilizado, é necessário que passe por um processo de refinamento ou destilação fracionada (isso se dá devido, pois o produto é retirado da natureza em sua forma bruta). Devido aos diferentes pontos de ebulição das substâncias encontradas no óleo do petróleo é que as matérias primas são obtidas.
PRINCIPAIS MATÉRIAS PRIMAS PROVENIENTES DO PETRÓLEO
Gasolina: Utilizado como combustíveis para veículos, ou motores a gasolina.
Óleo Diesel: Utilizado como combustível para motores a diesel/gasóleo.
Óleos Combustíveis: Fração residual da destilação das frações