Petróleo
O petróleo faz parte de diversos produtos do nosso dia-a-dia. Além dos combustíveis, ele também está presente em fertilizantes, plásticos, tintas, borracha, entre outros.
Esse óleo de origem fóssil, que levou milhões de anos para ser formado nas rochas sedimentares, se tornou a principal fonte de energia do mundo moderno. Aqui no Brasil, a maior parte das reservas está nos campos marítimos, em lâminas d’água com profundidades maiores do que as dos demais países produtores. Encontrar petróleo exigiu da Petrobrás conhecimento e tecnologia, além de ousadia e criatividade.
Analisar as técnicas existentes, adaptar, aperfeiçoar e inovar para trabalhar em um cenário inédito nos tornou referência mundial no setor. Vencer as águas profundas nos levou a mais um desafio: explorar e produzir petróleo na camada do pré-sal.
A inovação sempre levou a humanidade um passo à frente. E a Petrobrás entende isso muito bem. Por isso, desde a sua criação, soube explorar as reservas de petróleo existentes no Brasil, em terra ou no fundo do mar.
Petróleo pesado
No Brasil, o petróleo pesado é encontrado em campos marítimos e terrestres. Seu processamento requer uma capacidade maior das unidades de refino para que seja convertido em combustíveis nobres. Além disso, sua alta densidade e viscosidade exigem maior esforço para o escoamento dos poços até as refinarias.
Petróleo Leve
A produção de petróleo leve no Brasil começou em Urucu. O petróleo da Amazônia é de alta qualidade, sendo o mais leve entre os processados nas refinarias do país. Em 2007, foi descoberta uma nova fronteira exploratória na camada pré-sal, composta por grande quantidade de óleo leve. Para se ter uma idéia, as reservas estimadas estão entre 5 e 8 bilhões de barris.
Derivados do petróleo
Petróleo mais leve produz maior volume de gasolina, óleo diesel, GLP e naftas. Qualidades mais pesadas são próprias para a produção de óleos combustíveis e asfaltos. Mais fácil de ser