petróleo
Vários filmes - como "Assim Caminha a Humanidade", "Armageddon" e "A
Família Buscapé" - mostram imagens do petróleo como um líquido espesso e escuro jorrando para o alto ou fluindo de uma plataforma de perfuração. Mas quando você coloca gasolina no carro, já deve ter percebido que ela é clara. Além disso, há muito outros produtos que derivam do petróleo, incluindo giz de cera, plásticos, óleo para aquecimento, combustível de jato, querosene, fibras sintéticas e pneus. Como é possível obter gasolina e todos esses outros produtos a partir do petróleo bruto? Neste texto, vamos examinar a química e as tecnologias envolvidas no refino de petróleo bruto para produzir todas essas diferentes coisas.
Formação e História:
Petróleo bruto é o termo para o óleo não processado. Ele também é conhecido apenas como petróleo. O petróleo bruto é um combustível fóssil, o que significa que ele é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos na história geológica da Terra. Os tipos de petróleo bruto podem apresentar cores diferentes, de claros a negro, assim como viscosidades diferentes, que podem ser semelhantes à água ou quase sólidas.
A indústria moderna do petróleo surgiu nos Estados Unidos, em 1859, quando
William Drake perfurou um poço para produção do óleo. Nesta época, o principal uso do petróleo era para a produção de querosene, utilizado na iluminação. Seu uso proporcionou uma revolução na iluminação de casas, fábricas e estabelecimentos comerciais, ajudando a preservar as baleias. Em meados do século XIX, o óleo de baleia era o principal combustível para lamparinas e lampiões, e a caça a esse formidável mamífero aquático colocava em perigo sua sobrevivência. A queima do querosene obtido do petróleo proporcionava uma luz mais intensa e brilhante, gerando muito menos odores desagradáveis.
A descoberta da eletricidade e o invento