Petróleo
FORTEC
TRABALHO DE
GEOLOGIA
Nome: Paula Rafaela Cardoso Veloso N° 19
Ketheleen Tânia Dos Santos de Oliveira N° 12 Professora: Fernanda
EPG1b2
SÃO VICENTE - MARÇO DE 2012
INTRODUÇÃO
Os plásticos são materiais sintéticos produzidos a partir de matérias químicas básicas chamadas monômeros. São formados pela união de grandes cadeias moleculares, os polímeros. Do grego, poli, que significa muitas, e mero, partes. Existem polímeros naturais e sintéticos. Os sintéticos são produzidos industrialmente e dão origem aos plásticos. Os polímeros naturais podem ser encontrados em plantas e animais. A madeira, o algodão e o látex são alguns deles.
História do Plástico
Os plásticos convencionais são fabricados em PEBD, PEAD, PP, BOPP, entre outros. Além disso, os plásticos convencionais podem ser lisos ou impressos, transparentes ou pigmentados. Os plásticos convencionais são muito usados na fabricação de sacolas, sacos e embalagens. Pois os plásticos convencionais possuem um belo aspecto visual e oferecem extrema segurança e proteção . As principais características dos plásticos convencionais são: * Ótima selagem. * Resistência ao rasgo e ruptura. * Ótimo brilho e aparência visual. * Atóxico, entre outras.
Antes da invenção do plástico, as únicas substâncias que podiam ser moldadas eram a argila (cerâmica) e o vidro. Argila e vidro endurecidos eram utilizados para armazenar, mas eram pesados e frágeis. Algumas substâncias naturais, como látex de seringueira e borracha, eram viscosas e moldáveis. A borracha não era muito útil para armazenar, pois acabava perdendo a capacidade de voltar ao formato original e ficava viscosa quando aquecida.
Em 1839, Charles Goodyear descobriu acidentalmente um processo no qual o enxofre reagia com a borracha bruta durante o aquecimento e resfriamento em seguida. A borracha se tornava elástica com o resfriamento: podia esticar, mas voltava à forma original. Também manteve a