Petróleo e Gás
SEUS RISCOS E PERIGOS
No mundo de hoje não há como negar a dependência dos seres humanos a milhares de produtos químicos utilizados na agricultura, na industria, na medicina, nos lares, enfim, onde houver a presença do homem, sempre ao seu redor estará algum produto derivado do petróleo. Ao lado dos inúmeros benefícios trazidos por esses produtos temos o crescente problema da poluição, que compromete a qualidade do ar, da água e dos alimentos, trazendo constantes desequilíbrio em nosso eco sistema. Ao lado desses riscos químicos existem outros riscos, quando da transformação das matérias primas, dentro das fábricas, durante o processamento que, por uma causa qualquer, como um descontrole operacional, vazamentos, falha mecânica, etc., venha provocar perdas substanciais como problemas toxicológicos nos indivíduos, incêndios, explosões, poluição, ou qualquer outra emergência, significando perdas de equipamentos e vidas humanas, muitas das vezes, de formas trágicas.
A industria do petróleo caracteriza-se pela multiplicidade de exposições potenciais a diversos agentes físicos, químicos, biológicos, mecânicos e ergonômicos.
HISTÓRICO
O PETRÓLEO NO MUNDO
O aprimoramento das técnicas encontrou na geologia e na geofísica duas ciências que iriam revolucionar a pesquisa petrolífera. Foram criadas teorias a partir das quais seria mais fácil achar o ouro negro. O aparecimento da petroquímica em 1930, com a promessa de que milhares de coisas poderiam ser feitas tendo como base o petróleo , gerou euforia entre os produtores.
A indústria de refino teve impulso sem precedentes, passando a garantir o abastecimento de milhares de veículos e o funcionamento dos parques industriais. A gasolina tornou-se o principal derivado , enquanto as entradas se multiplicavam exigindo mais asfalto. O mundo ingressara na era do petróleo , fato de uma vez por todas comprovado com a eclosão da II Guerra Mundial (1939/45). O petróleo alimentou os aviões e os carros blindados