Petróleo e Gas
Lineu Nassif 1
RESUMO
Este não é um trabalho acadêmico: apenas o texto de uma palestra, em que se propõe um sistema de custo-padrão e formação do preço de venda para a perfuração de poços. Conceitos comuns à matéria são aplicados à atividade em pauta, com roteiro para apuração dos seus custos.
Destaca-se que o custo-padrão proposto se refere aos custos das operações do processo de perfuração e não ao produto final, pois jamais um poço perfurado reúne características de qualquer outro. Padrões de custos das operações supõe padrões de desempenho das máquinas, equipamentos e mão-de-obra. Tais custos são classificados como diretos, sejam recursos fixos ou variáveis, com apuração semelhante ao sistema ABC. A base para rateio dos custos indiretos e das despesas foram as horas produção. Para formação do preço, construímos um markup com base nos tributos e outras despesas incidentes sobre o faturamento, incluindo também o lucro desejado e as despesas financeiras. Finalmente, destaca-se da importância de se ter o investimento como base para estipular a taxa de lucro sobre vendas.
Palavras-chave: custo-padrão, desempenho-padrão, investimento.
ABSTRACT
This is not a academic paper, but only a guiding text for a presentation proposing a standard-cost as well as the formation of sale price system for groundwater well drilling activity.
Costs common concepts are applied to that activity, resulting in a methodology for calculating its costs. The proposed standard-cost refers to the operational process of well drilling, not to final product -- the water well, since there will never be two wells sharing the same characteristics.
Costs standards assumes a standard performance of machinery, equipment and labor. Such costs are labeled
direct
for both
variable and fixed resources, as that of the ABC system.
Apportionment of the overhead were based on production hours. For the sale prices formation, we build a