Petroquímica e os Fertilizantes
Fertilizantes ou adubos sintéticos são compostos químicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção.
Alguns desses elementos estão fartamente disponíveis no meio ambiente de nosso planeta e são diretamente assimiláveis pelas plantas, como carbono, hidrogênio e oxigênio. Outros como nitrogênio, apesar de fartamente disponível na atmosfera, não são diretamente absorvíveis pelas plantas, ou o processo de absorção é muito lento face à demanda produtiva. Aos elementos necessários e que são normalmente adicionados pelos agricultores a suas plantações para suprir essas deficiências e aumentar a produtividade, chamamos adubo.
Para ampliar as oportunidades de negócio, atuamos nos setores petroquímico e gásquímico, produzindo derivados de petróleo, como a parafina e a nafta, e convertendo o gás natural em ureia, amônia, entre outros, para serem usados como matéria-prima em diferentes tipos de indústria. Temos participação societária em diversas empresas, como a Braskem, uma das maiores do setor petroquímico no mundo.
Entre nossos projetos em destaque estão:
Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj)
Suas unidades produzirão petroquímicos básicos (eteno e propeno) e resinas termoplásticas e vinílicas (polietilenos, polipropileno e PVC).
Companhia Petroquímica de Pernambuco (PetroquímicaSuape)