Petrolio e energia
CIRCUITOS ELÉCTRICOS EM
CORRENTE ALTERNADA
Prefácio
Este trabalho pretende introduzir os conceitos fundamentais associados aos sistemas eléctricos em corrente alternada.
Começam-se por distinguir as várias formas de corrente eléctrica, dentro das quais se salientam a corrente contínua e a corrente alternada sinusoidal, por serem as mais utilizadas para alimentar os diversos receptores que utilizamos no nosso dia-a-dia. Enquanto que a corrente contínua é muito utilizada nos sistemas automóveis e na tracção eléctrica, a corrente alternada é, sem dúvida a forma de corrente eléctrica mais utilizada.
No 2º capítulo definem-se algumas características fundamentais das grandezas alternadas, nomeadamente a frequência e o valor eficaz. O capítulo 3 é inteiramente dedicado à análise da relação entre a tensão e a corrente para diversos tipos de circuitos, envolvendo resistências, condensadores e bobinas. É neste capítulo que se percebe porque é que existe e porque é que varia o desfasamento entre a tensão e a corrente. Este facto leva ao aparecimento de várias componentes de potência - activa, reactiva e aparente, o que é explicado no capítulo 4.
O capítulo 5 dá uma ideia de como se podem reduzir os efeitos prejudiciais da potência reactiva, através da utilização de condensadores que reduzem o desfasamento entre a tensão e a corrente. A este processo chama-se “compensação do factor de potência”.
Por último, é feita uma pequena abordagem dos sistemas trifásicos, nomeadamente o porquê da sua utilização na rede eléctrica nacional, bem como os conceitos de fase e neutro, sistemas equilibrados e desequilibrados, associação em estrela e em triângulo, tensões simples e compostas, etc.
Índice
1. CORRENTE ALTERNADA?.................................................................................................................. 7
1.1. Formas da Corrente Eléctrica