Petroleo
O petróleo é um liquido inflamável, que possui um estado físico oleoso, com densidade menor que a da água, é uma mistura em que sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).Na maioria são hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos.
Além de gerar gasolina, vários produtos também são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
A teoria mais aceita sobre o surgimento do petróleo é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, e esses compostos sofreram transformações químicas ao longo de milhares anos. Sua cor pode variar do incolor ao marrom ou preto. É a principal fonte de energia da atualidade.
Refino do petróleo
O refinamento do petróleo é a separação dos seus componentes com base na diferença de faixa de ponto de ebulição das diferentes frações. É feito um transporte após o petróleo ser encontrado, esse transporte é feito por meio de grandes navios e lavados ate as refinarias. As refinarias são locais em que são feitos processos físico-quimicos para o refino do petróleo bruto para obter as chamadas frações de petróleo.
Índice de Octanagem
A octanagem consiste na resistência à detonação de um determinado combustível, que é utilizado em motores. Quanto mais elevado à octanagem, maior será a capacidade do combustível ser comprimido, sob altas temperaturas, na câmara de combustão sem que ocorra a detonação. Os valores de octanagem variam, havendo um índice mínimo para o bom funcionamento de cada veiculo, caso o valor seja inferior ao estabelecido podem provocar a destruição do motor. Altos índices de octanagem não garantem a qualidade do combustível e o melhor desempenho do automóvel, pois para que isso ocorra é necessário haver compatibilidade de octanagem com a capacidade o