petroleo
O impulso derradeiro à busca do "ouro negro" em terras brasileiras aconteceu no século XX, em plena ditadura Vargas. Nos anos 30, ecl odiu no Brasil uma campanha pela nacionalização dos bens do subsolo, tendo entre seus mais influentes adeptos Monteiro Lobato. Coincidentemente, foi de um poço aberto no município do interior baiano chamado Lobato que pela primeira vez jorrou petróleo em abundância em solo brasileiro.
A descoberta motivou a exploração, e muitas perfurações foram feitas nas bacias de Sergipe-Alagoas e do Recôncavo. Nos anos 50, a pressão da sociedade e a demanda por petróleo desembocaram no movimento "O petróleo é nosso", liderado por partidos políticos de esquerda. à iniciativa Getúlio Vargas respondeu com a assinatura, em outubro de 1953, da Lei 2004, que instituiu a Petróleo Brasileiro S.A (Petrobrás), que em pouco mais de 50 anos de existência tornou-se uma das maiores e mais importantes empresas petrolíferas do mundo.
De acordo com publicações especializadas, hoje o Brasil ocupa o 17º lugar no ranking mundial de reservas de petróleo, e aparece na 11º posição entre os maiores produtores do planeta. Tais números colocam o país à frente de tradicionais países-membros da outrora toda-poderosa OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), como Líbia, Catar, Indonésia e Argélia.
Sete Irmãs: Sete Irmãs ou Sete Irmãs do Petróleo é o apelido dado às sete maiores companhias de petróleo transnacionais, que dominaram o mercado petrolífero internacional até os anos 1960.
O termo foi cunhado por Enrico Mattei, quando este era diretor da petrolífera italiana Agip-ENI. Mattei acusava o