Petroleo
*O que é petróleo?
Petróleo é um combustível fóssil, e surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
Engenharia de petróleo é a área da engenharia que trata de todos os ramos relacionados à produção de hidrocarbonetos, que podem ser óleo ou gás natural. As atividades são divididas geralmente em duas grandes áreas: upstream, refere-se às atividades de exploração e produção e downstream, que refere-se às atividades de refino e distribuição.
*O que faz um engenheiro do petróleo?
Ele é é capacitado para atuar em diversos segmentos da cadeia produtiva do petróleo, mais especificamente aqueles relacionados à pesquisa de novas jazidas e à produção de petróleo e gás natural. Ou seja, desde os estudos geológicos iniciais, passando pela perfuração de poços, até a produção e o processamento primário do petróleo e do gás.
Na área de produção é cargo padronizado, que engloba funções desenvolvidas numa Região de Produção relacionadas com as seguintes atividades: restauração e estimulação; processamento e movimentação de gás; controle de produção e operações.
Na atividade de processamento e movimentação de gás é responsável pela operação, dentro dos padrões especificados, da planta de gasolina natural e estações compressoras de gás e, bem assim, pela movimentação do gás, desde a estação de produção até a sua utilização final, computação diárias desta movimentação e utilização.
Na área de perfuração é responsável por estudar, analisar e determinar, com base na programação elaborada, os parâmetros de perfuração; supervisionar a operação das sondas durante os trabalhos de perfuração de poços, manter os Geólogos e demais engenheiros da área, os contatos necessários ao perfeito desempenho de suas atividades, acompanhar o preparo e tratamento do