petroleo
A formação do petróleo é uma operação complexa e ainda não completamente conhecida. A teoria orgânica hoje aceite considera que os petróleos resultaram da decomposição em ambiente anaeróbico, e sob a ação de microrganismos, de componentes gordos do sapropel, vasa acumulada no fundo de certas lagunas.São argumentos a favor desta teoria o facto de os petróleos apresentarem sempre vestígios de esteroides, substâncias estreitamente aparentadas com a clorofila, e outras, como o colesterol, a hemoglobina, as hormonas, etc., muito importantes para os seres vivos. Quase todos os depósitos submarinos contêm alguns vestígios de hidrocarbonetos e outras matérias orgânicas.Os hidrocarbonetos naturais, petróleo e gás, encontram-se sobretudo nas rochas sedimentares de origem marinha, e a água que os acompanha é salgada. Pensa-se assim que teriam sido originados a partir de algas e pequenos animais marinhos planctónicos.
Usos do petróleo
É praticamente impossível pensar o dia a dia sem a participação de algum produto obtido a partir da indústria petroquímica. Essa indústria, que utiliza derivados do petróleo ou do gás natural como matéria-prima, nos traz conforto e praticidade, sem que imaginemos quanta tecnologia e conhecimento estão envolvidos nas coisas mais simples. Existem produtos oriundos dessa indústria em roupas, colchões, embalagens para alimentos e medicamentos, brinquedos, móveis e eletrodomésticos, carros, aviões e até nos xampus e cosméticos. Isso se deve em parte à petroquímica, que transforma o petróleo refinado em produtos que são a base para grande parte da indústria química.
As matérias-primas para os petroquímicos são a nafta, produzida nas refinarias, e o gás natural. Os produtos petroquímicos são classificados como básicos, intermediários e finais. Os petroquímicos básicos são eteno, propeno, butadieno, aromáticos, amônia e o metanol, a partir dos quais é produzida uma grande diversidade de intermediários. Estes, por sua vez,