Petroleo
PETRÓLEO
Almerinda Ferreira Gouvêa
3TB
PETRÓLEO
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos, pelos gregos antigos era chamado de “oleo de pedra. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio. Aqui no Brasil e em alguns paises da Amarica Latina, as pesquisas e a extração é feita com a administração e supervisão da Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A)
REFINO
O refino é constituído por uma série de operações de beneficiamento, às quais o petróleo bruto é submetido para a obtenção de produtos específicos. Refinar petróleo, portanto, é separar do mesmo as frações desejadas, processá-las e industrializá-las em produtos vendáveis. Este processo e obtido através de varias etapas onde é obtido o petróleo e todos os seus derivados. A Petrobras tem hoje no Brasil cerca de 11 refinarias, com capacidade de refinar quase 3 milhões de barris por dia, tendo cada barril 159 litros. Abaixo as etapas do processo de refino;
A primeira tarefa do processo de refino é o reconhecimento do tipo de petróleo a ser processado, pois este pode variar sua composição química e também seu aspecto físico. Esse reconhecimento é feito através de análises químicas.
Destilação Fracionada - Esse processo se realiza em uma coluna de aço cheia de " obstáculos" em seu interior. O petróleo é pré aquecido e introduzido próximo a