petroleo
Regulamentação do Gás Natural no Brasil
Disciplina: Gás Natural I
Aluno: Thiago Pavão Perim
Professor: Marcelo Neves
Introdução
O gás natural (GN) é uma mistura de hidrocarbonetos que emprega um sistema tecnológico complexo desde as jazidas até o consumidor final. A exploração, a produção petrolífera e as tecnologias do transporte do GN caracterizam a Indústria do Gás Natural (IGN). Desde que o transporte e a distribuição do GN se realizam, em geral, por meio de dutos, ligando fisicamente produtores e consumidores, a IGN se considera uma indústria de rede, trazendo certas implicações devido à rigidez associada a este meio físico. A etapa que consiste da exploração e da produção, propriamente dita, nos reservatórios, denomina-se upstream; já a etapa que consiste do processamento, do transporte (tipicamente por gasodutos) e da distribuição (por uma rede) se denomina de downstream.
O GN se encontra nos reservatórios associado ou não ao petróleo e sua exploração está fortemente relacionada à exploração deste, o que condiciona a estrutura da IGN na etapa upstream da sua cadeia produtiva. O alto poder calorífico, o alto rendimento energético, a baixa emissão de poluentes e a não consideração de estocagem para o consumo final (diminuindo custos de infraestrutura) o colocam como substituto atrativo de outros energéticos de origem fóssil. Comparado com esses combustíveis, considera-se um combustível limpo, com diversos usos: industrial (como redutor siderúrgico ou como energético), transportes (como combustível substituto do diesel e a gasolina), geração elétrica (concorrendo com todas as outras tecnologias de geração), petroquímica (como matéria prima não energética, na produção de polímeros).
Embora antiga, a expansão da IGN está dificultada pela concorrência Inter energética associada aos seus custos de transporte. Depois dos choques do petróleo da década de 1970, a