Petroleo
Neste sistema estão inclusos todos os equipamentos envolvidos com a medição dos parâmetros de perfuração: sensores, transmissores, indicadores, e registradores.
Registradores de parâmetro de perfuração
É um instrumento de alta importância , primeiro porque permite um acompanhamento visual dos parâmetros em relação ao tempo e, segundo, fornece o registro, numa carta, deste parâmetro ao longo de 24 horas, que servira para fiscalização dos serviços e fornecimento de subsídios para a perfuração de outros poços nesta área. As variáveis que podem ser registradas são: o peso sobre broca, a taxa de penetração, a rotação e o torque da mesa, a velocidade e a pressão nas bombas de lama, entre outros.
Indicador de Peso
Mostra através de dois ponteiros, o peso suspenso no gancho e o peso sobre broca. O sensor de tensões fica na ancora da linha morta do cabo de perfuração. Na realidade os dois ponteiros estão marcando o peso suspenso no gancho; um deles tem maior sensibilidade que o outro e sua escala é invertida ( Ponteiro do peso sobre broca). A escala deste ponteiro é móvel e é zerada pouco antes da broca tocar o fundo do poço. A parti daí, quanto mais peso o sondador aplicar sobre a broca mais diminui o peso total suspenso.
Manômetro
São instrumentos usados para indicar a pressão dos fluidos. Podem ser instalados na própria linha onde escoa o fluido ou em outro local, necessitando, neste caso, de um sensor e uma mangueira de óleo.
Torquimetro
Na sonda mede-se os troques na mesa rotativa, importantes na indicação de qualquer problema com a broca, e o torque nas conexões, importante para garantir estanqueidade da coluna sem danificar a rosca. A medição do torque da mesa pode ser feita hidráulica ou eletricamente, depende do sistema de transmissão de energia da sonda, nas sondas mecânicas, o sistema é instalado contra o lado debaixo da corrente de transmissão para a mesa; a tensão na corrente é convertida para um