Petroleo
Sua importância econômica transcende fronteiras, motivo pelo qual, durante décadas, vários povos se digladiaram para manter ou conquistar novas reservas.
Durante os anos 2003 e 2004 foi dado destaque especial as novas descobertas da Petrobras na bacia do Espirito Santo, que passou ao status de nova fronteira exploratória de petróleo e gás natural no Brasil.
Neste trabalho buscou-se enumerar e identificar as principais componentes de coluna de perfuração e suas propriedades de interesse no processo de perfuração e seus componentes, bem como abordar de maneira sucinta suas técnicas.
PERFURAÇÃO
A perfuração de um poço de petróleo é realizada através de uma sonda. Na perfuração rotativa, as rochas são perfuradas pela ação da rotação e peso aplicados a uma broca existente na extremidade de uma coluna de perfuração, a qual consiste basicamente de comandos, tubos de paredes espessas, e tubos de perfuração, tubos de paredes finas. Os fragmentos da rocha são removidos continuamente através de um fluido de perfuração ou lama. O fluido é injetado por bombas para o interior da coluna de perfuração através da cabeça de injeção, ou swivel, e retorna à superfície através do espaço anular formado pelas paredes do poço e a coluna. Ao atingir determinada profundidade, a coluna de perfuração é retirada do poço e uma coluna de revestimento de aço, de diâmetro inferior ao da broca, é descida no poço. O anular entre os tubos do revestimento e as paredes do poço é cimentado com a finalidade de isolar as rochas atravessadas, permitindo então o avanço da perfuração com segurança. Após a operação de cimentação, a coluna de perfuração é novamente descida no poço, tendo na sua extremidade uma nova broca de diâmetro menor do que a do revestimento para o prosseguimento da