Petroleo
Em audiencia no último dia 14/09, no Ministério Público, a promotora de Justiça Dra.Renata Bertoni Vita, com presença dos representantes da REVAP, após acatar representação feita pela SAVIVER (Sociedade Amigos da Vista Verde) em Maio/2011, determinou um Termo de Ajustamento de Conduta para a realização das medidas necessárias à solução da emissão do mau cheiro, a partir daquela data, estabelecendo um prazo de 45 dias para apresentação de um projeto com cronograma respectivo.
Na defesa que a REVAP havia apresentado no processo, segundo relato da promotora, a empresa se colocou como sendo “provavel” a solução do problema. E os moradores que sofrem há anos não aceitam a condição de “provável” solução, mas sim de medidas concretas,objetivas e que eliminem de vez o mau cheiro .
Outro ponto que pesou bastante na decisão de exigir medidas mais competentes da REVAP, foi o fato de que a CETESB, avocada também neste processo, informou ao Ministério Público que “nestes ultimos 10 meses, a REVAP vem apresentando condição crônica de incômodos ao bem estar público aos moradores locais, principalmente dos bairros Vista Verde e Jardim Diamante, por conta de irregularidades operacionais de algumas de suas unidades.”
Vale ressaltar que, nestes ultimos 10 meses, a REVAP foi autuada 9 vezes pela CETESB, entre Multas e Advertencias. É praticamente um recorde, este ano, em relação a todas as outras refinarias da Petrobrás. A SAVIVER não luta por mais multas mas sim pela solução total do problema.
E com isto tudo se avançou mais uma etapa junto ao Ministério Público e continuamos a acreditar nas autoridades da Justiça porque elas por certo serão decisivas para resolver em definitivo esta vergonhosa situação que sofrem todos os moradores dos bairros do entorno da Refinaria. Esta será uma grande vitória para o Meio Ambiente, para a SAVIVER e sobretudo para a saúde de todos os moradores do entorno. Na realidade, tudo isto visa a melhoria de