petroleo e hidorcarbonetos
Introdução
No trabalho que se segue iremos abranger um assunto que praticamente já faz parte do dia-a-dia de toda a humanidade: o petróleo. O petróleo, que vem sendo utilizado em grande escala desde o início do século, é uma parte quase que indispensável da sociedade dos dias de hoje, fazendo com que até mesmo a economia dos países de quase todo mundo gire em torno dele. Neste trabalho, apresentaremos um pouco mais sobre esta importante matéria-prima, as várias etapas que cercam seu aproveitamento dentre vários outros fatores importantes.
1.0 - O Petróleo
O petróleo se origina da decomposição das matérias orgânicas, é formado pela combinação de moléculas de carbono e hidrogênio. Deste modo, ele é definido como uma mistura complexa de hidrocarbonetos gasosos, líquidos e sólidos que resultam em diversas formas de óleo bruto. Líquido ou viscoso, de cor preta ou esverdeado, o petróleo – ou óleo de pedra – é encontrado em jazidas subterrâneas, de milhões de anos de idade.
1.1 – O petróleo no Brasil
O interesse pela pesquisa de petróleo no Brasil começou no século passado, quando o produto era usado, quase unicamente, para iluminação. O passo concreto que inaugurou, de fato, a prática da exploração petrolífera em nosso país só ocorreu em 1897, quando se iniciou a perfuração de um poço, na localidade de Bofete, em São Paulo.
Na década de 30, começou a delinear-se a tendência à nacionalização dos bens do subsolo. Em 1938, toda a atividade petrolífera passou, por lei, a ser privativa de brasileiros. Data também daquele ano a criação do Conselho Nacional do Petróleo (CNP), com a atribuição de apreciar os pedidos de pesquisa e lavra de jazidas de petróleo. O decreto de criação do CNP também declarou de utilidade pública o abastecimento nacional de petróleo e regulou as atividades de importação, exportação, transporte, distribuição e comércio de petróleo bruto e derivados do refino. Além disso, as jazidas de petróleo passaram a constituir patrimônio