petroleo e gas
Metas de produção (óleo e LGN) 2014-2018
A maior parte de nossas reservas de petróleo está em campos marítimos, o que tem levado nossas atividades de perfuração a atingirem profundidades cada vez maiores.
Para atuar em áreas do pré-sal e do pós-sal, diversas plataformas entraram em operação nos últimos anos, como os FPSOs Cidade de Anchieta, Cidade de Itajaí, Cidade de São Paulo, entre outros (FPSO é a sigla em inglês que significa plataforma que produz, processa, armazena e escoa petróleo). No campo de Papa-Terra (Bacia de Campos), foi instalado o FPSO P-63 e será instalada em breve a P-61 (plataforma do tipo TLWP - Tension Leg Wellhead Platform), plataformas que trabalharão integradas, com capacidade de processamento conjunta de 140 mil bpd de óleo e um milhão de m³ de gás por dia. Nos próximos anos, diversas outras unidades vão entrar em operação.
Em terra, também temos uma importante produção, concentrada principalmente nas regiões Norte e Nordeste e, em menor escala, no Sudeste, na área do Espírito Santo.
Além disso, desenvolvemos tecnologias para otimizar a produção e aumentar a vida útil dos campos maduros. Um exemplo é o Programa de Aumento da Eficiência Operacional (Proef), que conseguiu reverter a tendência de queda da eficiência em unidades operacionais da Bacia de Campos e do Rio de Janeiro. O Programa de Otimização do