Petroleo Quimica CELUP
2139 palavras
9 páginas
Colégio Estadual Luciano Passos3º A.V.
Petróleo
Cruz das Almas-BA
Agosto de 2015
Colégio Estadual Luciano Passos
Rafael Vieira Souza
3º A.V
Petróleo
Este trabalho é uma exigência
Parcial da disciplina de Química
Sobre orientação da professora
Juliana Garcia.
Cruz das Almas-BA
Agosto de 2015
Origem
É chamado de petróleo o líquido oleoso de origem fóssil, formado ao longo de milhões de anos no subsolo, em profundidades variáveis, com acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre quanto a mais de três mil metros de profundidade, em meio a um terreno de rochas sedimentares. Sua cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar e é muito rico em hidrocarbonetos (HC). De fato, sua composição química deriva da combinação de átomos de carbono e hidrogênio. Substância inflamável, possui uma densidade menor do que a da água, e é atualmente a principal fonte de energia do mundo moderno.
O petróleo resulta da decomposição, ao longo do tempo, de matéria orgânica - resíduos vegetais e animais marinhos, entre outros. Esta matéria orgânica vai-se transformando à medida que é exposta a diferentes pressões e temperaturas, dependendo da profundidade a que se encontra.
Com o passar do tempo as deposições de matéria orgânica vão sendo sujeitas a um aumento de temperatura e pressão, originado pelo peso das camadas de sedimentos depositadas por cima. A transformação da matéria orgânica está assim dividida em quatro fases distintas:
Diagénese: Reorganização celular através da ação bacteriana, que a transforma em querogênio.
Catagénese: Transformação do querogênio em hidrocarbonetos líquidos e gás por ação da temperatura.
Metagénese: Formam-se gases na sequência do aumento da temperatura.
Metamorfismo: Acima dos 210º C, acontece a degradação dos hidrocarbonetos gerados nas fases anteriores.
O petróleo é composto por uma complexa mistura de hidrocarbonetos. A composição química do petróleo-tipo é: 14% de parafinas normais; 30% de parafinas