petrole sua origem e formação
Além de envolver a questão da prostituição, o turismo sexual também envolve a presença de menores de idade na oferta de atendimento sexual. Em determinadas regiões do Brasil e do mundo, o turismo sexual consegue se manter a partir da negligência das autoridades locais e da corrupção.
O turismo internacional sexual se caracteriza pela procura de clientes estrangeiros que preferem prostitutas de diferentes nacionalidades e que realizam o serviço por um preço mais baixo em comparação ao seu país de origem. Segundo pesquisas da ONU e de institutos privados, o Brasil é um dos principais destinos do turismo sexual, ao lado de países como Marrocos, Camboja , Colômbia , Costa Rica , China , Cuba , Peru e Tailândia . Após a queda da Cortina de Ferro , Rússia , Hungria , República Checa e Ucrânia.
O Brasil se tornou num dos principais alvos do turismo sexual a partir dos anos 1980 e 1990, período de saturação do turismo sexual na Ásia. Porém, o continente asiático ainda lidera o ranking de principal destino desse tipo de turismo, seguido pela América Central, Caribe e América do Sul.
No continente americano, os principais destinos são México, Cuba e Brasil. Em 2005, segundo dados da OMT (Organização Mundial do Trabalho), o turista sexual que vem ao Brasil, na maioria, é de classe média, tem idade entre 20 e 40 anos, viaja sozinho ou junto de um amigo. Em grande parte são italianos, portugueses, holandeses e norte-americanos; seguidos pelos ingleses, alemães e latino-americanos.
Para o Ministério do Turismo do governo brasileiro, o turismo sexual no país não está ligado somente às rotas marítimas, pois já