PETROBRAS
A petróleo Brasil S/A (Petrobras) foi fundada em 3 de outubro de 1953 no governo de Getúlio Vargas, sua criação teve por objetivo a exploração de petróleo no Brasil em prol da União e foi impulsionada pela campanha popular “o petróleo é nosso”.
A Petrobras é uma empresa estatal de economia mista e atua nos seguintes segmentos: exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, bicombustíveis, além de outras fontes energéticas renováveis.
Visando expandir sua produção, a Petrobras criou, em 1968, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes), cujo objetivo era proporcionar aparato tecnológico para a expansão da empresa no cenário petrolífero global. O Cenpes se tornou o maior centro de pesquisa da América Latina, recebendo vários prêmios do setor petrolífero mundial.
A Petrobras deu continuidade aos seus projetos expansionistas, nesse sentido, foi criada, em 1970, a Petrobras Distribuidora, sendo responsável pela comercialização de produtos derivados de petróleo.
No início da década de 70, começou a produzir óleo lubrificante para suprir sua própria necessidade, em 1973 o óleo chegou ao mercado brasileiro.
Em 1975 o Proálcool ou Programa Nacional do Álcool é criado para substituir em larga escala os combustíveis veiculares derivados do petróleo por biocombustíveis devido á crise do petróleo.
Para tentar vencer os “apagões”, a Petrobras, em 2000, compra várias termelétricas que transformam gás em energia.
Em 2004 foi inaugurada a primeira usina eólica da Petrobras, localizada em Macau no Rio Grande do Norte.
Em maio de 2009 teve início a produção do petróleo pré-sal.
Maior empresa brasileira, a Petrobras tem peso significativo na economia brasileira e mundial:
- O setor de petróleo e gás é responsável por 13% do Produto Interno Bruto (PIB).
- A cada R$ 1 investido pela petroleira são movimentados outros R$ 3 na economia.
- Uma queda de 10% nos