Petrobras
ELIZETE PAULO DA SILVA PIMENTEL2
RESUMO
O objetivo deste artigo é realizar um estudo para conhecer os impactos causados pelos padrões ambientais nas atividades de finanças nas empresas. A globalização da economia e a conscientização da sociedade estão forçando as empresas a adotarem uma postura responsável perante o meio ambiente pautada na prática do desenvolvimento sustentável. Nos objetivos se caracterizou os impactos causados pelas questões ambientais na contabilidade ambiental, além de ter identificado as funções socioambientais e, para realizar este gerenciamento, exige a aplicação de recursos financeiros, devendo-se ter constante preocupação em controlá-los. Nesse sentido, o artigo propõe analisar a correlação entre os investimentos sociais e ambientais e assim, com base na análise de dados da pesquisa, foi possível observar a importância das finanças e da contabilidade ambiental para o processo de tomada de decisão dentro da organização, bem como a relevância da correta identificação dos custos ambientais para o desenvolvimento do processo de gestão ambiental. A propósito deste estudo feito através da revisão bibliográfica, é verificar qual o grau de desenvolvimento das finanças e contabilidade ambiental nas empresas brasileiras.
Palavras-chaves: Finanças Ambientais. Contabilidade. Empresas. Sustentabilidade. Gestão Ambiental.
INTRODUÇÃO
O interesse pelo assunto, Finanças Ambientais, apesar de recente, foi sempre pautado de importância e de interesse geral, seja na esfera social ou econômica propriamente dita ou em esferas de cunho educacional, acadêmico e político.
É através da inserção e do desenvolvimento de uma consciência ecológica e incorporando nessa reflexão, categorias de análise, como empregabilidade, sociedade, educação, mercados, políticas sociais entre outros, que as finanças ambientais expõem as contradições das diferentes sociedades e viabilizando um novo despertar para o desenvolvimento e