PETROBRAS
Petróleo
Lucro da Petrobras cai 45% no 3º trimestre — a R$ 3,3 bilhões
Analistas esperavam ganhos de 5 a 6 bilhões de reais no período; no acumulado do ano, lucro ultrapassa 17 bilhões de reais. Petróleo
Lucro da Petrobras cai 45% no 3º trimestre — a R$ 3,3 bilhões
Analistas esperavam ganhos de 5 a 6 bilhões de reais no período; no acumulado do ano, lucro ultrapassa 17 bilhões de reais. Presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster (Sebatião Moreira/EFE)
A Petrobras anunciou na noite desta sexta um lucro líquido de 3,395 bilhões de reais no terceiro trimestre. O resultado veio abaixo das expectativas de mercado, que oscilavam entre 5 e 6 bilhões de reais para ao período. Trata-se de uma queda de 45% em relação ao lucro do segundo trimestre, que ficou em 6,2 bilhões de reais. No acumulado do ano, os ganhos da estatal somam 17,2 bilhões de reais.
A receita líquida da empresa somou 77,7 bilhões de reais de julho a setembro, uma alta de 6% em relação ao segundo trimestre. Já o lucro operacional (antes de impostos) ficou em 5,4 bilhões de reais, queda de 51% em relação ao trimestre anterior.
A empresa atribui o resultado ao baixo nível de produção no terceiro trimestre, impactado pelo atraso no início da operação da plataforma P-63, de 15 de julho para 31 de outubro, ao atraso de fornecimento de equipamentos por parte da empresa norueguesa Subsea 7 e ao aumento da demanda por diesel, o que fez com que a estatal tivesse de aumentar importações num período de dólar apreciado e preço do barril de petróleo em alta.
Leia também:
Leilão com um participante não é leilão, diz especialista
The Economist: leilão do pré-sal foi 'barato' e decepcionante
'Leilão pode mudar, mas regime de partilha, não', diz diretor da ANP
Defasagem - A empresa reconheceu que absorver as oscilações de preço no mercado internacional prejudicou o resultado. "O consumo recorde de diesel no Brasil, superando 1 milhão de barris por dia (pico de 1,169 milhão em 30