petrobras e concorrentes
A empresa Brasileira pelo lado positivo se destaca como a que mais investe sendo assim a que te mas perspectiva em termos de crescimento de reservas e de produção para próximos anos
Já do lado negativo, a Petrobras tem um nível de endividamento que é o dobro do registrado pelas rivais e é, de longe, a empresa cujas ações estiveram mais desvalorizadas no mercado nos últimos anos.
Desde o pico histórico em maio de 2008, os papéis preferenciais da Petrobras acumulam perda de 50% e os ordinários, de 63%. As principais rivais da estatal brasileira são as empresas: BP, Chevron, Exxon e Shell .Ao se comparar a Petrobrás com suas rivais em termos de endividamento, por exemplo, a estatal brasileira banca 36% de seus ativos com dinheiro de empréstimos e financiamentos, enquanto esse índice é de 15% na média das rivais.
Apesar da dívida onerosa da empresa fugir do padrão, não se pode dizer que empresa tem problemas financeiros, pois o que a mesma gera de caixa com sua operação a permite pagar suas dividas.O grande problema e que o dinheiro não e suficiente para bancar além dos juros ,o ambicioso plano de investimentos da companhia .
A empresa nos últimos três anos gastou com investimentos 123% do que ela gerou de caixa com suas operações
Como a conta não fecha, a Petrobras precisa todo trimestre recorrer a mais empréstimos, o que mantém a dívida líquida em trajetória crescente. Entre as rivais, a empresa que mais se aproxima da Petrobras em termos de investimento é a Shell, que usou pouco mais de 90% do caixa operacional com despesas de capital nos últimos três anos, enquanto o índice cai para perto de 75% nos casos de BP e Chevron e para 52% na Exxon.
O problema para a