Petrobras - quem somos
BREVE APRESENTAÇÃO
A Petrobras foi fundada em 3 de outubro de 1953, através da lei 2.004 sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, dando inicio a suas atividades através de um acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo (CNP). A Petrobras nasce com uma bandeira nacionalista com o seguinte slogan: O petróleo é nosso.
Em 1974 a Petrobras da inicio a tecnologia de produção e exploração em águas profundas, com a descoberta de óleo na bacia de campos que logo se tornaria a maior área petrolífera do País. Os Campos de Garoupa, Anchova, Namorado, Pampo e Badejo entram em atividade em 1981, fazendo um total de 54% da produção marítima do país.
No art 177 da constituição Federal de 1988 é garantido a Petrobras o direito de ser a única executora do monopólio da União ao se tratar de petróleo e derivados.
Em termina o monopólio estatal do petróleo cujo qual a Petrobras possuía, pois o Governo por meio de emenda constitucional regulamentou a nova lei do petróleo, que abriu as atividades da indústria petrolífera à iniciativa privada. Com a lei foi criada a Agência Nacional do Petróleo (ANPP) encarregada de regular, contratar e fiscalizar as atividades do setor e o Conselho Nacional de Politica Energética (órgão formulador da politica publica de energia).
Em 2000 a Petrobras compra participações em diversas termelétricas, que transformam o gás em energia elétrica. A termelétrica da fabrica de fertilizantes nitrogenados, é a primeira usina com participação da Petrobras a entrar em operação.
Em 2003 quando a empresa completa 50 anos, a produção de petróleo no Brasil e no exterior supera a marca de 2 milhões de barris de petróleo por dia.
Em 2008 é criada a empresa Petrobras biocombustível que seria responsável pelo desenvolvimento de projetos de produção e gestão de etanol e biodiesel.
Para o ano de 2013 a Petrobras tem a previsão de que a produção de biodiesel no Brasil seja de 640 milhões de litros. Já para o segmento de etanol a meta para