Petrobras - Implantação ERP
Inspirados pelo Caso Petrobras acima descrito, reflita as questões relativas a tamanho da empresa, investimento em ERP, tempo, pessoas envolvidas, Sistemas Integrados, Planejamento Estratégico, Melhoria de processos e Tecnologia da Informação, fazendo uma apreciação crítica destes assuntos.
==========================================
Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União. Sua sede está situada no município do Rio de Janeiro.
A Petrobras atua nos seguintes segmentos: exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, bicombustíveis, além de outras fontes energéticas renováveis.
Atualmente a Petrobras é a maior empresa da América Latina, a quarta maior empresa petrolífera de capital aberto do planeta e a quarta maior empresa de energia do mundo. Sua atuação expandiu para outros países, estando presente em 27 nações diferentes.
As discussões sobre a implantação de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial começaram em meados de 1996, num Seminário Interno de Tecnologia da Informação. No ano seguinte, a PETROBRAS iniciou estudos para avaliar a conveniência da utilização de um ERP (Enterprise Resource Planning - Planejamento dos Recursos do Empreendimento).
Na época, havia cerca de 1.500 sistemas funcionando, atendendo às demandas dos gestores e usuários da informação. Os sistemas tinham sido desenvolvidos nas mais diversas plataformas, com interfaces e outros sistemas, sem nenhum tipo de integração. Estes seriam, em tese, substituídos pelas funcionalidades ERP.
Em junho de 1998, a Diretoria Executiva aprovou e autorizou a realização de seleção de parceiros, provedores de software e consultores de implantação. A análise resultou na escolha da SAP Brasil* como provedora do software ERP e da Ernst & Young (posteriormente substituída pela Bearing Point)