petro
Remuneração estratégica é pagar seus funcionários conforme o valor que eles geram para sua empresa, otimizando a utilização de seu orçamento com funcionários. Simples assim, o complicado é calcular o que é valor para a sua empresa. As políticas de administração da remuneração seguem as estratégias dos negócios. Se a empresa tiver uma estratégia de negócios, a definição de uma estratégia em remuneração fica fácil.
Identificado o que é valor para sua, o próximo passo é verificar quais pessoas estão diretamente ligadas a ele, isto é, quais áreas ou departamentos de sua empresa. Por exemplo, se seu diferencial é a inovação nos produtos, a área de pesquisa e desenvolvimento terá o maior impacto sobre a geração de valor para a empresa. No caso de atendimento ao cliente, temos a área de relacionamento ou a própria área comercial, se for agilidade na distribuição, ganha destaque a área de logística, e assim vai.
Se remuneração estratégica é remunerar quem gera valor para a empresa, sabendo o que é valor é possível visualizar uma escala de contribuições das áreas e pessoas e definir a remuneração de cada um. Programas de benefícios, premiações, tabela salarial, tudo pode ser adequado para tornar a empresa competitiva onde ela mais precisa para assegurar sua competitividade de modo geral no mercado. O investimento maior deve ser nos programas de remuneração das áreas estratégicas e, em seguida, para as pessoas das demais áreas que contribuem mais para a manutenção do diferencial competitivo da empresa.
Não é à toa que os cargos comercias têm comissões gordas ou os gerenciais grandes premiações, afinal, usualmente está nas mãos deles o maior impacto sobre o sucesso das empresas. As áreas de apoio normalmente são menos beneficiadas justamente por não gerar valor estratégico, o que faz surgir a tendência de terceirização dessas áreas. Por exemplo: um funcionário do RH dentro de uma indústria está em uma área de apoio, porém se essa indústria