petição
......., vem, por intermédio de seu procurador que subscreve a presente, apresentar
Ação de ALTERAÇÃO DE PRENOME
pelos fatos e fundamentos expostos em seguida:
Da Gratuidade de Justiça:
Inicialmente, afirma sob as penas da Lei e de acordo com o art. 4º e seu § 1º da Lei 1.060/50, com redação introduzida pela Lei 7.510/86, ser juridicamente necessitado por não ter condições de arcar com custas judiciais e honorários advocatícios sem prejuízo do sustento próprio e de sua família, fazendo jus aos benefícios da GRATUIDADE DE JUSTIÇA.
Dos Fatos:
Como podemos vislumbrar pelos documentos que instruem a presente exordial o nome do autor constante em sua certidão de nascimento é ......
Ocorre que tal nome, em especial o prenome, vem causando ao longo dos anos sérias perturbações psicológicas e gerando situações constrangedoras. Pior ainda, atualmente são os filhos do requerente que se vêem envolvidos com situações vexatórias, sendo vítimas de brincadeiras e motivo de chacota.
O requerente, por seu turno, alega que ...., por ser um prenome feminino, acaba o envergonhando eis que são freqüentes as confusões no que tange ao seu sexo.
Inúmeras vezes já chegaram na casa do requerente procurando a “DONA” Conceição. O mesmo ocorre com o colégio quando mandam recados para a “MÃE” dos menores.
Há de ser acrescentado que no meio social onde vive o requerente é conhecido somente com .... ou ainda como ...., prenome utilizado pelo autor nas suas relações cotidianas.
Do direito:
O nome é o sinal que o homem recebe ao nascer e o carrega consigo até a morte. É insofismável sua importância, posto que o individualiza a pessoa e a destaca perante a sociedade. O nome faz-se necessário em todos os atos praticados pelo homem na vida civil, impondo-se como elemento intangível, intrinsecamente agregado à personalidade.
O