Petição inicial
PETIÇÃO INICIAL
(CASO PRÁTICO)
Brasília – DF
01/06/2015
FACULDADE FORTIUM
BACHAREL EM DIREITO
NOMES: NOMES:
PROFESSOR
DICIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PETIÇÃO INICIAL
(CASO PRÁTICO)
O presente trabalho apresentado ao professor Aderson da disciplina de direito processual civil I da turma b noturno tem por objetivo a obtenção de pontos para complemento da nota da prova de bacharel em direito.
Brasília – DF
01/06/2016
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é bastante construtivo e importante para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos integrantes do grupo, pois aprendemos a redigir uma petição inicial (caso prático) nos requisitos arts. 282 e 283 CPC, abordando o tema: Ação Revisional de Alimentos, com Pedido Liminar.
A petição inicial: É ato formal que inaugura o processo, sendo, portanto, o marco inicial deste, que consagra, a demais, o Direito de Ação
Constitucionalmente assegurado no art. 5º, XXXV, CF/88. Precisa de iniciativa do indivíduo, é composta pelos fundamentos, fatos, direito, pedido, valor da causa, das provas entre outros requisitos etc. E cada um desses tem uma regra estabelecida e sua falta pode causa consequências reparáveis ou não. O pedido tem que ser certo e determinado.
Dentro dos critérios doutrinários, quando desenvolvemos uma petição, devemos ser prevês e objetivos. Nela o interessado formula sua pretensão, o que acaba por limitar a atividade jurisdicional, pois o juiz não pode proferir sentença de natureza diversa da pedida, bem como condenar o réu em quantidade superior ou em objeto diverso do demandado, Pois qualquer erro poderá ocorrer um indeferimento art. 295 CPC.
Sendo assim, vislumbra-se que o objetivo do presente trabalho é o de abordar de forma concisa e direta as peculiaridades pertinentes à petição inicial no processo civil, estabelecendo traços distintivos e particulares correlatos.
AÇÃO REVISIONAL DE ALIMENTOS, COM PEDIDO DE LIMINAR.
EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA __ VARA DE FAMÍLIA E