Petição inicial
A Distribuir
Tício, nacionalidade, natural de (...), estado civil, profissão, portador do RG nº (...) e do CPF nº (...), residente e domiciliado a (...), , neste ato representado por seu advogado abaixo assinado (procuração anexa) vem, respeitosamente perante Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 186, 927, 932, inciso III, e 953, parágrafo único, todos do Código Civil e artigo 5º, incisos V e X, da Constituição Federal, propor
AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS
em face de
Supermercado X, com inscrição no CNPJ de nº (...), situado a (...), pelos fundamentos de fato e de direito expostos.
I – FATOS
Ocorre que, no dia 1º de julho do corrente ano, o requerente foi até o estabelecimento requerido para verificar o preço de uma determinada marca de sabão em pó. Após verificar o preço, o requerente seguiu até a saída do estabelecimento, porém, antes mesmo de se retirar do local, um funcionário, aos berros, na presença de clientes e outros funcionários, afirmou que o requerente havia subtraído algo, ordenou que tirasse a camisa e, antes que a tirasse, iniciou uma busca pessoal. Observado que nada havia sido furtado, o funcionário passou a dispersar as pessoas que estavam por perto, sorrindo e esperando que o requerente fosse desmascarado. Humilhado pela situação em que se encontrava, o requerente passou mal e necessitou de socorro, tendo ele permanecido no hospital em observação e, posteriormente, sido liberado.
II – DIREITOS
Diante dos fatos narrados, ficou claro de que o requerente sofreu um abalo psicológico imenso pelo constrangimento sofrido no estabelecimento requerido, devendo, assim, ser ressarcido por quem o fez sofrer.
Nesse sentido:
Art. 5º da Constituição Federal – Todos são iguais