Petição inicial ação de indenização por danos materiais
José de Tal, portador do RG n.º 00.000.000-0 e do CPF n.º 000.000.000, residente e domiciliado (a) na Rua X, n. A, na cidade de Jacarezinho/PR, por intermédio de sua advogada e bastante procuradora, com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor
AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS
em face de:
Francisco Beltrano, portador do RG n.º 00.000.000-0 e do CPF n.º 000.000.000, residente e domiciliado na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.
DOS FATOS
O requerido proprietário do apartamento 401 instalou neste uma banheiro indevidamente, o que causou vazamento gerando muitos danos ao autor.
Em razão do resultado apresentado pela instalação indevida, o Autor providenciou o orçamento do conserto do seu apartamento, sendo que os danos totalizaram o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
DO DIREITO
1. DA RESPONSABILIDADE CIVIL
A responsabilidade civil do requerido pela indenização e reparação dos danos ocorridos, apresenta-se incontestável sob vários aspectos.
Nos termos do Laudo, em anexo, restou comprovado que o dano foi causado por vazamento no banheiro do apartamento 401.
2. DA OBRIGAÇÃO DE REPARAÇÃO DO DANO
A obrigação de reparar o dano causado a outrem, decorre do disposto no art. 186 do novo Código Civil Brasileiro, que assim determina: "Art. 186 - Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, fica obrigado a reparar o dano."
Segundo o mesmo diploma legal citado acima, a responsabilidade civil de reparação do dano, decorre de atos que se caracterizam pela infração ao dever jurídico, oriundo de culpa - por negligência, imprudência ou