Peter M. Senge – A quinta Disciplina - Cap. 11
Cap. 11 – Visão compartilhada
- Interesse em comum
Uma visão compartilhada é uma força de impressionante poder. Ela pode ser inspirada por uma ideia, mas quando evolui – quando é estimulante o suficiente para obter o apoio de mais de uma pessoa – deixa de ser uma abstração. As pessoas começam a vê-la como se existisse. Poucas forças nas questões humanas são tão poderosas quanto uma visão compartilhada.
Quando realmente compartilham uma visão as pessoas sentem-se conectadas, ligadas por uma aspiração comum.
A visão compartilhada é essencial para a organização que aprende, pois fornece o foco e a energia para a aprendizagem.
Uma visão compartilhada conta com o verdadeiro comprometimento de muitas pessoas, pois reflete a visão pessoal de cada uma delas.
-Por que as visões compartilhadas são importantes?
A criação de grandes empresas como Apple e Ford só foi possível graças a visão compartilhada de seus criadores. Henry Ford previu que pessoas comuns, e não apenas os ricos, teriam seus próprios carros. Steve Jobs, Steve Wozniak e os co-fundadores da Apple enxergaram que o computador teria poder de conferir poder as pessoas. O mais importante é que essas visões individuais foram realmente compartilhadas por pessoas em todos os níveis dessas empresas, concentrando as energias de milhares de indivíduos e criando uma identidade comum entre pessoas totalmente diferentes.
A visão compartilhada muda o relacionamento das pessoas com a empresa. Em lugar de “sua empresa”, ela se transforma em “nossa empresa”. Uma visão compartilhada é o primeiro passo para conseguir que pessoas que não confiam umas nas outras comecem a trabalhar em conjunto. Cria uma identidade comum. Na verdade, a noção compartilhada de propósito, visão e valores operacionais da organização estabelece o nível mais básico de compartilhamento.