Pet shop
Assim como qualquer outro tipo de negócio, para descobrir exatamente como montar um pet shop é preciso muito planejamento e análise. Quanto mais tempo se gastar no planejamento para montar o pet shop mais tempo e dinheiro se economizará refazendo processos e às vezes até constatando que o negócio é inviável no formato e localização atual.
A cada dia mais pessoas dedicam carinho e atenção a seus animais de estimação. Ou seja, o mercado está em crescimento, principalmente nos grandes centros.
Neste contexto o negócio de pet shop se especializou na oferta de produtos desde o básico necessário ao cotidiano até produtos sofisticados para um público mais seleto e quanto mais seleto for o público alvo mais personalizados e únicos deverão ser os produtos e serviços, uma vez que o mercado consumidor desta atividade é formado por pessoas físicas das classes média e alta.
Na escolha do ponto comercial para montar o pet shop deve se ficar atendo ao fxo de pessoas, veículos, estacionamento, acesso e vizinhança residencial de alta densidade populacional. Analisar os pontos comerciais disponíveis na micro região onde pretende atuar. Analisar se o ponto comercial em questão oferece condições físicas para montar o pet shop e se caso necessário ele comporta um aumento das instalações.
Verificar também o poder aquisitivo da população local, a quantidade de concorrentes, ver em detalhes a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por eles, e fazer um planejamento de como oferecê-los de forma melhor. Descobrir quem serão os fornecedores de produtos. Fazer um planejamento da quantidade necessária de pessoal e treinamento necessário.
No pet shop a principal atividade é o serviço de banho e tosa acompanhada da atividade secundária de comercialização de produtos para os animais. O diferencial fora banho e tosa seria o SPA para cães e gatos. Abaixo segue a descrição de alguns serviços oferecidos:
Dog Walker: passeios diários com os animais