Pet reciclado na construção civil
Nome dos componentes do grupo
(centralizado)
TELHA LEVE (PET RECICLADO) NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Belo Horizonte
2014
Nomes dos componentes do grupo
(centralizado)
TELHA LEVE (PET RECICLADO) NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido I(TIDIR) do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UNA – Instituto Politécnico.
Orientador: André Cavalcanti
Belo Horizonte
2014
RESUMO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 7
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 INTRODUÇÃO
O Politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. Por possuir propriedades termoplásticas, pode ser processado sob altas temperaturas devido a sua maior viscosidade. É o plástico mais utilizado na indústria em geral. A partir de 1980, após a aprovação do uso do PET para embalagens alimentícias a produção cresceu, mas a reciclagem não acompanhou esse crescimento, tornando-se hoje um dos maiores vilões do meio ambiente prejudicando a decomposição do lixo, pois impermeabiliza certas camadas do lixo, não deixando circular gases e líquidos (GRIPPI, 2001).
A reciclagem do PET apresenta grandes vantagens para a sociedade e o meio ambiente. Dentre essas vantagens temos a economia de petróleo, geração de renda e empregos, redução do descarte no meio ambiente, no qual demora cerca de 400 anos para se degradar. De acordo com o ultimo censo realizado pela Associação Brasileira da Indústria de PET (ABIPET) em 2011, são recuperados cerca de 294ktons, cerca de 57,1% do PET produzido no Brasil.
Gráfico 1 – Evolução das Taxas de Recuperação de PET