Pet Glamour- Etapa 4
PSICOLOGIA – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATPS – ETAPA 4 DOSSIÊ PET GLAMOUR
1. HISTÓRICO DA EMPRESA
A Pet Glamour é uma pequena pet shop fundada e administrada pelos irmãos João Maria Lourenzão e Alba Lourenzão.
Nessa empresa existe uma má distribuição de tarefas e uso dos recursos materiais e humanos e devido a isso a empresa vê-se envolvida em uma pequena crise financeira. O faturamento da empresa apresenta queda de 4%. Os desentendimentos entre os gestores a partir de então acentuou as diferenças pessoais causadas por percepções e perfis de personalidade distintos e poucas afinidades entre essas pessoas alem da execução das tarefas (grupo de tarefa). Esses desentendimentos tornaram o clima organizacional propenso a conflitos, autos níveis de stress, desmotivação e descompromisso por parte dos funcionários que nesse clima adoecem e/ou recorrem a atestados médicos falsos para justificar faltas ou atrasos na empresa.
A inabilidade dos gestores para se posicionarem como lideres diante da crise e buscarem soluções mostra nessa empresa que “empreendedorismo é mais que sonho, é compromisso para uma vida”
Nos gestores a frente do comando da empresa vale salientar suas diferentes percepções, personalidade e os conflitos resultantes. Também analisaremos como esses perfis de liderança afetam o desempenho dos funcionários, a formação de grupos, e o comportamento e clima geral da empresa.
2. PERSONALIDADE E PERCEPÇÃO DOS GESTORES
A. JOAO MARIA
João é o que nos parece um sonhador. Fundou a empresa mais por ter amor aos animais do que por afinidade com o empreendedorismo. Ele possui conhecimento técnico para a administração do negócio, fato comprovado por sua graduação em Tecnologia em Gestão Comercial, mas faltam-lhe habilidades interpessoais.
O proprietário é inseguro como líder, não consegue se impor, por vezes é omisso ou cede as suas opiniões quando confrontado por pessoas que o dominam, a exemplo temos