Pestalozzi
Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça. A vida e obra deste autor estiveram intimamente ligadas à religião.
Pestalozzi
A criança, na visão de Pestalozzi, se desenvolve de dentro para fora - ideia oposta à concepção de que a função do ensino é preenchê-la de informação. Para o pensador suíço, um dos cuidados principais do professor deveria ser respeitar os estágios de desenvolvimento pelos quais a criança passa. Dar atenção à sua evolução, às suas aptidões e necessidades, de acordo com as diferentes idades, era, para Pestalozzi, parte de uma missão maior do educador, a de saber ler e imitar a natureza - em que o método pedagógico deveria se inspirar.
Como um dos grandes pensadores da educação Pestalozzi ficou conhecido como o teórico que incorporou o afeto à sala de aula, para o autor os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança.
Pensem nisso:
O adulto tem um intuito e uma expectativa na educação dos jovens, mas como os jovens veem o futuro? Com educar com carinho e não ser confundido com o 'não educar'?
----------------------------------------------------
Johann Heinrich Pestalozzi
Pestalozzi, o teórico que incorporou o afeto à sala de aula
Para o educador suíço, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança.
Para a mentalidade contemporânea, amor talvez não seja a primeira palavra que venha à cabeça quando se fala em ciência, método ou teoria. Mas o afeto teve papel central na obra de pensadores que lançaram os fundamentos da pedagogia moderna. Nenhum deles deu mais importância ao amor, em particular ao amor materno, do que o suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827).
Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, que só surgiria na virada do século 19 para o 20, Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. "Segundo