Pessoas Portadoras de Deficiencia Mental
PARA PESSOAS PORTADORAS
DE DEFICIÊNCIA MENTAL
Este artigo trata da importância do lazer como fator inclusivo da pessoa portadora de deficiência mental na sociedade, sendo que este, muitas vezes estigmatizado pela sociedade acaba sendo bombardeada de atividades e compromissos, se tornando assim uma vítima acentuada das obrigações precoces, com pouco ou nenhum tempo de sobra para ele brincar, criar, relaxar, ou seja, viver e criar um momento de lazer.
O lazer é um veículo privilegiado de inclusão, pois estabelece uma relação direta entre indivíduos ditos “normais” e pessoas portadoras de deficiência mental, além do lazer favorecer momentos mais prazerosos, parte-se do pressuposto de que a pessoa portadora de deficiência mental pode e deve viver em sociedade, tendo uma vida normal, onde sua inclusão só tem a contribuir com o seu desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.
O artigo mostra também à importância que o lazer exerce sobre a vida cotidiana da pessoa portadora de deficiência mental. Como meio mais eficaz e gratificante de inclusão de uma criança ou adulto, portador de deficiência mental. Evidenciando que o lazer é um instrumento para a inclusão, não esquecendo assim o seu caráter prazeroso e o sentido de liberdade de escolha. Na sua prática são sempre levadas em conta as manifestações culturais de cada grupo. O trabalho com esses tipos de pessoas pode parecer deprimente para alguns e despertar sentimentos de pena em outros.
A pessoa portadora de deficiência mental, além de se ver estigmatizada pelas próprias características de sua deficiência, acaba sendo isolada do meio social em que vive por não ser considerada como um adulto produtivo em potencial.
DEFICIÊNCIA MENTAL Definição
A deficiência mental refere-se ao funcionamento intelectual geral e significativamente abaixo da média, que coexiste com falhas no comportamento adaptador que se manifesta durante o período de desenvolvimento. a deficiência mental, caracteriza-se por registrar um