Pessoas notaveis
1) Luislinda Valois
Filha de um motorneiro de bonde e de uma professora, teve que ajudar no sustento da família desde muito criança. Luislinda e seus irmãos catavam mariscos e destinavam parte do que conseguiam à venda. Apesar das dificuldades, os pais sempre incentivaram os estudos. Aos 9 anos Luislinda levou para a sala de aula um conjunto de réguas de madeira ao invés das de plástico, que eram mais usadas e também mais caras. O professor não gostou e disse que era melhor que ela fosse fazer feijoada na casa de brancos já que era pobre e não tinha condições nem para comprar o material.
Luislinda saiu chorando, mas voltou dizendo que um dia seria juíza e retornaria para prendê-lo. Os anos se passaram e ela passou a ter que cuidar de seus irmãos mais novos quando a mãe morreu. Contudo, ela nunca abandonou os estudos. Cursou faculdade de Direito, fez concurso e passou em primeiro lugar para a Procuradoria. Logo se tornou a primeira juíza negra do Brasil e foi a primeira no mundo a julgar um processo que teve por motivação um ato de discriminação racial.
Luislinda sempre acreditou nas suas capacidades e não se deixou levar pelas circunstancias, e se tornou a primeira juíza negra do Brasil.
Video: https://www.youtube.com/watch?v=0jVIIG6FIq0 (tempo 00:00 até 01:10)
2) Oprah Winfrey
Uma das mulheres mais famosas e ricas do mundo, segundo a revista “Forbes”, Oprah Winfrey foi vítima de racismo em uma loja em Zurique, na Suíça. A apresentadora e empresária disse ao “Entertainment Tonight” que uma funcionária não quis mostrar uma bolsa a ela, já que o produto era “muito caro”.
“Estava em Zurique no outro dia, numa loja cujo nome não vou revelar. Não estava usando meus cílios, mas eu estava totalmente ‘equipada’ como Oprah Winfrey. Usava saias da Donna Karan e sandálias pequenas”, lembrou Oprah. “Mas, obviamente, ‘The Oprah Winfrey Show’ não passa em Zurique.”
A estrela disse que, ao ver uma