Pessoas com deficiencia
Os dizeres dos professores denotam que a inclusão escolar está relacionada a aprendizagem de conteúdos, que o acadêmico com deficiência deve aprender o mesmo que os demais acadêmicos e no mesmo amniente escolar que eles.
Esse mesmo método deve ser usado desde as séries iniciais, até o ensino superior, entendendo que de desde de o mais novinho aluno acostumará a conviver com o aluno portador de deficiência, aprendendo assim a respeitar as diferenças, assim também o potrador de deficência se adaptará as regras das intituições de ensino, como os não portadores de qualquer tipo de deficiência.
MITLLEN (2003) nos ajuda a compreender um pouco mais o que os colegas dos alunos portadore de deficiência disseram sobre a escola inclusiva, no sentido de que esta deve, além da estrutura físisca adequada, assegurar que todo tenham acesso as diversas possibilidades educacionais.
Essas oportunidades educacionais não devem estar separadas das oportunidades sociais que devem acompanhar a educação inclusiva.
Pensar em uma sociedade inclusiva, implica inicialmente pensar em educação inclusiva, que deve ser o foco de reflexão desde a formação de seus professores de forma a constituir a cultura do respeito as diferenças. Para que assim seja possível também educar de forma diferenciada, de acordo com a nescesssidade do educando.
Nesse contexto, muitas das iniciativas para inclusão em todos os aspectos, seja no mercado de trabalho, na educação, no meio social, partem de ações indivíduais, o que torna a temática da inclusão muito dependente das políticas públicas.
Importante ressaltar que as pessoas têm direitos e deveres, devem ser respeitadas enquanto cidadãs, e ter espaço para expressar suas