pesquisas
Há dois métodos diferentes que podem ser utilizados para a pesquisa: o método científico e o método da engenharia.
Qual a diferença entre os métodos?
Cientifego:
O método científico parte de uma questão e levanta hipóteses para respondê-la. Assim, a pesquisa é feita para testar se a hipótese é verdadeira.
Engenharia:
O método de engenharia parte de uma necessidade e tem o objetivo de trazer uma solução. No final da pesquisa, deve ser criado um produto que atenda à necessidade inicial.
Quais são os tipos de pesquisa?
Com base nos objetivos, é possível classificar as pesquisas em Exploratória, Descritiva ou Explicativa.
Quanto aos procedimentos, a pesquisa pode ser Bibliográfica, Experimental, Ex-post facto ou De Campo.
Tipos de pesquisa quanto aos objetivos
Exploratória: esse tipo de pesquisa visa proporcionar maior familiaridade com o assunto, para uma melhor compreensão de temas ainda pouco explorados. Dessa forma, contribui para o esclarecimento de questões pouco investigadas, possibilitando a elaboração de hipóteses.
Descritiva: esse tipo de pesquisa descreve com precisão as características e dados associados a uma população ou mesmo a um fenômeno.
Pode-se, por exemplo, verificar a quantidade de homens e mulheres; jovens, adultos e idosos, etc. Ou mesmo verificar quais as cidades de um país com maior índice de chuva.
Explicativa: esse tipo de pesquisa busca explicar o porquê das coisas, identificando os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de certos fatos.
Tipos de pesquisa quanto aos procedimentos:
Bibliográfica: esse tipo de pesquisa é desenvolvida com base, principalmente, em materiais já produzidos, como livros, teses e artigos científicos. Ela pode ser apenas a fase inicial de uma pesquisa maior ou então ser a base exclusiva da investigação a ser feita.
Experimental: nesse tipo de pesquisa segue-se um planejamento para a realização de experiências que visam determinar como